sábado, 8 de novembro de 2008

yes, we can!




Eu tava parada analisando o acontecimento que presenciei.
Dia 4 de novembro de 2008, não é uma data qualquer.Não, não estou falando de que nunca acreditei na eleição de um presidente negro, eu estou querendo me referir a o que esse marco representou no meu sentir-se “grande”, eu pude ver ao vivo o que muitos dos meus posteriores irão ler em uma nova edição de um livro de História qualquer. É, eu vi. Consegui acompanhar passo-a-passo a caminhada de Barak Obama até a Casa Branca. Acredite, isso não é um fato qualquer.
O mais engraçado é que eu sempre acreditei que embora do partido democrata e possuidor de um pigmento causador de tantas polêmicas (o que na minha concepção isso não é lá de tanta “importância’’ para a exercer qualquer cargo,seja o de um presidente à um vendendor da loja mais carente em uma esquina de um bairro pobre,afinal, igualdade é um lema que sempre quis impôr e acreditei ser o ingrediente chave para um mundo melhor). Eu sempre achei que ele iria conseguir está ali em cima, exatamente como foi. Falando palavras novas, enchendo não só a mim, como a o mundo inteiro de esperanças.
Sempre em frente! “yes,we can” já diz seu lema...
Nós podemos mesmo? (...) Ele através de nós,conseguiu. E isso fez parte de uma só linha de raciocínio.
Não sei o que isso significa mas, só sei que já está acontecendo e diante dos meus olhos, o que me assusta um pouco. Aliás, até sei um pouco do que isso vai causar e já tá causando mas, quero me referir ao que ele irá representar e como irá fazer isto. Os EUA representam o centro do mundo, querendo ou não e o que ele faz ou pensa interessa diretamente para toda uma civilização, já que o mundo é um mundo só, deixando de lado as diferenças ou até mesmo a forma de comunicação divergente. Digo comunicação porque é uma das formas mais clássicas para haver contato e a mesma é essencial na formação de qualquer idéia ou atuação em diferentes pontos de vistas.
A língua falada por todos os seres humanos é única, sem reestrições, o que todos clamam é algo que nos acrescente e nos faça crescer como essa espécie. Logo, não adianta querer ou achar que o “nosso mundo” é de responsabilidade total desse novo símbolo, a verdadeira potência mundial somos nós mesmos e tudo que fazemos ou pensamos, embora nem sempre concreto, é o que realmente importa.
Existem idéias que são escanteadas e não tão vistas mas, no final são sempre idéias. Tenho plena consciência que ele não vai mudar o mundo em geral,ninguém consegue, porém, pode acontribuir para a formação do meu eu e do mundo em que eu acredito está incluída. Então me questiono até que ponto Barack Hussein Obama que é um político dos Estados Unidos da América, eleito o 44º presidente de seu país, pelo Partido Democrata,irá influenciar na minha vida? É, ele é parte do que eu quero saber, está,sem dúvidas,incluído dentro das minhas formações como ser humano,não ele, mas o que ele representa a partir de agora exercendo cargo.
Afinal, se o sistema implanta alguém que possa reverter o quadro de uma crise mundial, por quê não resolver o meu quadro também? O problema é que a vida em sociedade é contada muitas vezes como “o que a maioria pensa, é o que vale” mas isso já uma outra questão que não vem ao caso...Não por aqui, não agora.
A eleição de Obama me fez concretizar que realmente “Os EUA ainda são um país em que tudo pode acontecer”. É pôlemico e questionador como um pigmento muda as pessoas, isso é hipocresia! Não consigo aceitar que tanto barulho é resultado de PRINCIPALMENTE a cor do eleito. O mundo é mesmo um sonífero, é mesmo um cômodo. Pretendo somente perguntar se nós, pessoas, indivíduos, aqueles que amam, aqueles que sofrem, enfim, qualquer um dito ser humano,ter a consciência de que a mudança só é estritamente possível se nós realmente trabalharmos, vivermos e lutarmos por ela,não seria assim possível nossa realidade "realmente" mudar?! É, as respostas ficam em reflexão e acredito eu, que muito escondida. O que não mudamos é nós mesmos e como nossas ações são as principais partes desse todo chamado “planeta”, temos o “mundo” em nossas cabeças e não fazemos nada para que isso evolua, até fazemos, mas a dimensão do que se é posto em cima é maior que qualquer idéia vaga soltada em uma conversa casual entre você e alguém que acredite e até concorde nas palavras soltas que tens a dizer. Então me surgem questionamentos que não são tirados só pela ‘eleição de primeiro democrata negro do mundo’, me surgem dúvidas sobre o que, nós somos e representamos. Fugindo um pouco do foco “eleição” de forma direta,abro um novo tópico,algo que não consigo entender e me questiono sempre:

Vejo muita gente citando Deus e/ou qualquer outra força que se assemelha ser tão mais forte que nós mesmos. O poder de mudar algo que não nos agrade, como a probeza, fome etc, em minha ótica ignorante e cordialmente suplicante, está em nós - como tentei implicitar acima. Observe: acredito fielmente (quem sabe o motivo do meu erro de raciocínio?) que a realidade cotidiana, aquilo que a gente vê com os olhos, raciocina com o cérebro e sente com o coração nada mais é, nem nada mais foi, do que a realidade criada pela nossa mente. Concordo, há toda uma filosofia por trás disso. Descartes, por exemplo. Porém não quero me perder por aí.
É tudo uma forma de comprovar o que é.

1) Você está lendo esse tópico. Palavras bem colocadas (humildemente acho eu) mas, o que você fez para mudar a sua realidade hoje? Okey, uma "boa ação". Mas será que atravessar uma velhinha na rua ou dar esmolas para escutar um "Deus te abençoe" é verdadeiramente construtivo?
Não! (se você pensou a resposta contrária nem continue lendo, já perdeu a minha linha de raciocínio).


2) Alguma vez, em sua harmoniosa vida, você já procurou mudar de forma efetiva alguma realidade que não lhe agradasse (lembre que é da pequena à grande ajuda que nós ajudamos o mundo), por exemplo, se inscrevendo em uma campanha de ajuda humanitária ou disperdiçando seu glorioso tempo promovendo sorrisos, educação ou saúde para aqueles que não conhecem o mesmo conforto que você?

Não! (consegue entender o que estou dizendo?).

Então me ajude! Porque a meu ver,Deus não é bem a solução e imagina então um ser mortal? Acho que acima de tudo (o que não despreza a crença em algo Superior ou de algum partido) a mudança está em nós. Se você, que leu isso aqui, começar a mudar algo amanhã. Ótimo, uma nova mudança (sua) começou aí. Se só pensou? Não se sinta isolado, 99% também também só farão isso.

Isso que muda o mundo e o que ele representa em nossa existência. São essas ações que me fazem duvidar até que ponto o ser humano é capaz de contribuir para um mundo “realmente melhor”,independente de quem está no poder ou que cor ele tem. São valores, eles fazem parte de todos. Mas não sei ao certo se todos fazem parte deles. E aí é que vemos o que muda.
É mais ou menos nesse tópico que entram as dúvidas, que só aumentam, é que só crescem e o pior, sem respostas convincentes...Por mais que apresentem para mim dados e conquistas, o que preciso são de provas de que um mundo pode sim, me surpreender sempre mais e de uma forma não tão clichê, sem banalidade ou mudanças radicais para serem perceptíveis. É dessa história que eu me orgulharia de um dia contar, para os meus netos e até bisnetos. De uma história onde o meu "eu" não tenha escapado e o "nós" tenha me feito um pouco do que acredito ser. É dessa igualdade que eu to tentando, em mil formas, expressar. E é assim que me sinto na utopia.

(Exatamente assim.)

Um comentário:

Mike disse...

Very interesting, so many, have no concern with the murders, killers, thugs, thief's he has associated with all his life. His voting history confirms where his bed lays, and it aint with you or me.

We all heard that he has never pledged allegiance to the flag? but he was a senator

I'm from Chicago and I would not give 2 cents for a man or women of their back ground.

Did you know after Obama became senator, he directed state of Illinois work to her firm, she got a $200k raise, this also is against the law.

I have reached into my pocket and given more to the black, white, Mexican, Asian then he will ever give.

For 20 years he went to church and his pastor preached hate, I guess you who voted, have no problem with that also.

His aunt lives as illegal welfare on east coast. I would think he would get her legal and provide her with a little assistance.

Don't bet his grand mother died of natural causes. He and his group does not need his usa grand mother agreeing, with what his kenya grand mother has said more than once, that, he was born in Kenya to reporter.

You had a slick sales man sell you a empty bag of goods and promises.

He is nigger rich, white poor. Nothing more.

So enjoy your happiness while it lasts.

Riots are breaking out at some of his campaign head quarters because they hired homeless workers, closed shop and left and not paid them.

You think Putin will back down from a nigger? He cannot because he would be the laughing stock of Russia, There will be no back down regardless of the cost.

This fits into the 2012 uncertainly.

America wanted change, now they will get it, i am afraid the change will be for the much worse.

He has pledged all his life to terminate coal producing industry, that is power and steel, raise taxes on the corporations and give you and me checks to share the wealth, I'm not going to work, I will wait for my money.

Corporations pay more taxes, it is as simple as you dumbos can imagine, pass the taxes to the consumers, as simple as that.

Cutting military by 25% is one of the things that Kennedy killed, the other was his vice president was going to jail the other was disband the fbi..... well now we have apples and oranges and pears.

We better put our seat belts on, Bush already made countless massive jails awaiting something. Canada now has agreement with USA to bring in troops and kill American citizens

This was all apart of a bigger plan perhaps a Brandenburg plan and we are all a bunch of no nothings